sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Antioxidantes

                            O antioxidante pode ser tanto um combatente natural aos radicais livres, quanto um aditivo alimentar usado para conservar certo alimento.


Fonte:  http://bqenvelhecimento2010.blogspot.com/2010/07/como-existe-uma-producao-continua-de.html
                
                 Sendo este uma proteção aos danos causados pelos radicais livres, podem ser produzidos por nosso próprio corpo ou ingerido dos alimentos; Estes últimos são a Vitamina C, E e o beta-caroteno, entre outros. Radicais livres são moléculas muito instáveis por possuírem número ímpar de elétrons provenientes da oxidação da membrana celular e, portanto produzidos continuamente no interior de nossas células, tendem a reagir com qualquer elemento encontrado, conseguindo assim “roubar” um elétron. Por causa disso, os antioxidantes servem para proteger-nos, pois estes radicais são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano. Porém, para que haja êxito para nessa proteção, os nutrientes devem ser ingeridos nas doses certas.
                O antioxidante como aditivo alimentar, é utilizado em praticamente todas as indústrias alimentares para evitar mudanças  causadas pelos lipídios, que estão presentes na maior parte dos alimentos. Essas mudanças podem ser no aroma ou na cor do alimento.Então, neste caso, usa-se o antioxidante  por se oxidar mais facilmente que os lipídios, evitando, por tanto, o aroma e a cor desagradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário