sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Conservantes


Primeiro, nós devemos ter uma definição básica sobre o que é um conservante. Segundo a definição do dicionário Sensagent, um conservante é um aditivo alimentar.




 Os diferentes aditivos:
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-5ZEGfYgafypeqeaFRoYiI0dnGU-b2AX7E4dLPJ4B8xn_N7Mp7QJxbBm2wjOKcPKf71msXPlA7Dq8suA-EyNgbHoe2yaWj_fKHi7NrAqjpgakNaH8GNcC5kn-GKB138iINaGxkMjR2_g/s400/Aditivos.jpg



Como já dito anteriormente, o conservante tem a principal função de inibir a reação de oxidação dos componentes alimentares, já que estes são perecíveis na presença de oxigênio, principalmente os lipídios. 

O azeite é um lipídio:

Fonte: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/sgr.jpg
 
Existem alguns conservantes que são chamados de “tradicionais”, pois são utilozados a muito tempo e a sua eficácia continua sendo a mesma. Esses conservantes, podem ser o sal, vinagre, álcool, açucar e temperos no geral.  



 Vinagre: Consertvante tradicional

Fonte: http://www.colisito.com.ar/wp-content/uploads/2009/05/vinagre.jpg
 
O principal componente do vinagre é o ácido acético, que pode ser considerado um aditivo natural, já que destrói as bactérias e enzimas que estragam os alimentos. Isso ocorre graças a radiação que o ácido produz que também é utilizada para adiar o amadurecimento das frutas e o brotamento de vegetais como as batatas.

            Mesmo assim, nos deparamos com alguns conservantes que são proibidos  de acordo com a lei. Aguns destes são:

Ácido benzóico: São encontrados em muitos alimentos frescos como ervilhas, bananas e frutas vermelhas (como o morango e a amora). Este conservante causa reações adversas em alguns indivéiduos.
Dióxido de sulfa: Destrói a tiamina (Vitamina B1) e não é portanto permitido em alimentos ricos nessa substância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário